Ao iniciar um projeto em sua empresa, precisará identificar quem são as partes interessadas, a quem ou a quais setores esse projeto afetará diretamente. Elas são qualquer pessoa, grupo ou instituição que será impactada por alguma decisão, atividade ou resultados do projeto.
Quanto mais nos envolvermos com as partes interessadas, mais fácil será ter o apoio delas nos resultados, precisamos interagir com cada uma delas, para gerar engajamento com a equipe de solução.
Um dos desafios ao iniciar um projeto é a comunicação entre os grupos, para que haja mais fluidez nos processos até a finalização.
Para que a comunicação entre as partes seja mais efetiva e haja mais engajamento entre os grupos envolvidos, podemos utilizar o seguinte modelo:
Formato
Reunião Telefonema
|
Conteúdo
Detalhes Quais informações
|
Momento
Prazo Frequência
|
Identifique em qual formato essa informação poderá ser levada ao grupo, avalie as demandas necessárias para serem compartilhadas, defina prazo e frequência das atualizações ao decorrer do processo.
Estudo de Viabilidade
O estudo de viabilidade é um documento formal para justificar a sua proposta, nele deverá conter os benefícios em comparação ao custo que esse projeto demandará, é uma forma de analisar se os pontos que podem fazer o seu projeto dar certo, ele deverá conter:
- Estratégias, metas e objetivos organizacionais apoiados
- Análise da situação (por exemplo, análise de causa raiz)
- Fatores críticos de sucesso
- Lacunas potenciais
- Avaliação de risco em alto nível suposições, regulamentações e restrições
- Recomendações de alternativas
- Marco em alto nível, dependências, papeis, responsabilidades e ricos
Você também deve definir as Métricas de benefícios potenciais
- Período de retorno do investimento
- Valor presente líquido
- Taxa interna de retorno
- Depreciação
- Análise de custo-benefício
- Retorno do investimento
Ter uma visão idealista do resultado desejado é muito importante e mostrar para a equipe porque este projeto está sendo feito da forma mais clara possível é muito importante, para isso recomendamos o uso da matriz 5W2H:
Por quê? | O que? | Quem? | Quando? | Onde? | Como? |
Visão, missão, e objetivos a serem entregues
|
Objetivos identificados
no estudo de viabilidade Escopo inicial O que está fora do escopo? |
As principais partes interessadas internas ou externas que sofreram impacto com os resultados | Datas previstas para inícios e términos | Locais de trabalho ou implantação da solução final | Métodos adaptativos e preditivos
As várias abordagens recomendadas |
Encontre este e outros modelos em nossa área de conteúdo
Roteiro de projeto
É importante comunicar quando será concluído, demonstrar todos os principais marcos e onde estamos e o que está por vir diante desse roteiro.
Matriz de rastreabilidade
Existem várias ferramentas e metodologias que podem lhe ajudar com o desafio de rastrear os requisitos de um projeto – pode-se utilizar desde uma planilha de controle até ferramentas mais robustas indicadas por frameworks como Scrum ou Kanban. Uma boa dica para iniciar é criando uma matriz de rastreabilidade, que lhe proporcionará uma forma detalhada de listar todos os requisitos do projeto e monitorá-los desde o início até a implantação.
O que são requisitos?
Basicamente, são o que precisamos fazer para satisfazer o cliente, como se fosse uma lista de desejos que o cliente aponta o que é necessário para a entrega do projeto, o que ele espera, nem sempre será possível ou viável se adequar a todos os pontos trazidos pelo seu cliente, adaptações ou trocas de roteiro acontecerão nesse processo.
Ao identificar os requisitos, você conseguirá traçar exatamente o que será recebido e qual será o resultado obtido.
Disponibilizamos para vocês um modelo bem completo para que você possa fazer esse exercício de rastreamento para sua empresa.
E se você quiser complementar ainda mais a análise de seu projeto, pode baixar o nosso conteúdo sobre planejamento estratégico que já disponibilizamos para vocês. É um conteúdo exclusivo produzido por nosso time de consultores que irá lhe ajudar na construção de suas métricas e resultados esperados para 2023.
Sobre o Autor:
Jéssica Gaspari adora aquele cheirinho de livro novo, aprecia uma boa leitura – melhor ainda se for acompanhada de seu gato e um cafezinho. Atualmente, é responsável pelo atendimento e relacionamento da Move42.
LinkedIn: Jéssica Gaspari Lourenço. |